Landing Page: o que é e como construir uma

Landing pages são páginas que podem te ajudar a captar mais clientes e aumentar suas vendas.

Landing page é um tipo de página que ajuda na conversão de meros visitantes em leads que podem gerar vendas no futuro.

Sendo assim, é fundamental ter uma boa landing page para conseguir construir o seu negócio dentro do mercado digital.

O que é uma landing page?

Landing pages são páginas autônomas, distintas da sua página inicial ou de qualquer outra página, que servem a um propósito único: a conversão de visitantes em leads. De fato: no marketing digital, uma landing page é  muito importante para construir o relacionamento com o cliente.

Portanto, esse é o início efetivo do funil de vendas. Por isso, é fundamental compreender o que é landing page e suas funções. 

Essencialmente, é o ‘próximo passo’ de um visitante que se interessou na promessa do produto ou da marca, ou seja, o início da jornada de compra.

Portanto, uma landing page permite que você faça uma negociação: ofereça algum tipo de oferta especial, uma informação ou um negócio, em troca de informações de contato do visitante.

Dessa forma, landing pages podem levar a outras páginas, como, por exemplo, o site principal, e-commerce ou seja qual for a modalidade publicada.

Assim, a maioria delas, que tem o propósito de gerar leads, tradicionalmente oferecem itens como e-books, aulas, webinars ou afins em troca do envio de informações.

Como funciona a Landing Page?

De fato: as atividades estruturais do marketing digital podem podem ser rusticamente divididas em  três: AdquirirConverter e Manter.

Portanto, a função da landing page pode ser a de interface entre a primeira e a segunda atividade, por conta de seu potencial de conversão. 

Assim, uma conversão ocorre quando um visitante que chegou em uma landing page realiza uma ação desejada e que tem um valor mensurável para sua organização.

Dessa forma, a ação desejada pode ser uma compra, download, preenchimento de formulário ou até mesmo um simples click-through para outra página.

Ainda, as conversões podem ser medidas pela interação com um recurso específico (como uma demonstração de produto) e também por indicadores mais sutis.

Por exemplo: o número de visualizações de página, visitas repetidas e o tempo gasto no site. O ponto principal é que a ação de conversão deve ser rastreável e seu valor calculado ou estimado. 

Para que serve a Landing Page?

Uma dúvida comum que merece explicação é: para que serve a landing page quando o objetivo principal é direcionar os visitantes à página inicial do website principal? 

Embora obter tráfego para o site seja oportuno, é menos provável que uma visita aleatória resulte em conversão, do que o direcionamento efetivo de uma landing page.

Por exemplo: páginas iniciais não só podem conter muitas informações, como também convidam os usuários a navegar em uma variedade de locais diferentes.

Portanto, se um visitante chega à sua página inicial com um objetivo específico em mente, esse objetivo pode se perder durante a consulta de outros serviços e opções de produtos, diferentes do seu propósito inicial. 

Assim, o principal objetivo da página inicial é direcionar os usuários a outras páginas onde encontrarão as informações que desejam.

Dessa forma, Landing Pages eliminam a etapa intermediária e, dependendo da habilidade em sua construção, tornam-se exatamente o destino desejado pelo visitante.

Por fim, se a página inicial do site é generalista,  landing pages são focadas e específicas.

Quais os benefícios da Landing Page?

Uma página bem elaborada deve trabalhar no sentido de convencer o visitante de que vale a pena fornecer detalhes pessoais em troca da oferta.

Dessa forma, elas podem ser encontradas por meio de plataformas de busca e mídias sociais. 

Assim, o uso de landing pages permite que você conclua uma sequência pós-clique mostrando ao visitante que ele chegou no lugar certo. Portanto, é fundamental entender como funciona a landing page.

De fato: as páginas iniciais de websites (principalmente e-commerce) muitas vezes se apresentam um tanto poluídas – volume de informação – e portanto, muitas opções para clicar.

Por outro lado, landing pages deixam muito claro qual o resultado do clique do visitante. Por conta disso, condensam, refinam e melhoram a interação, aumentando assim as chances de conversão

Qual a diferença entre Landing Page e Página de Vendas?

Uma página de vendas geralmente é a mais difícil de criar. Com ela não apenas se prospecta leadsdeve-se convencer os visitantes a comprar.

Portanto, é uma proposta totalmente diferente de uma combinação tradicional e equilibrada entre solicitação e recompensa: a criação da página, desde o copy até o design, requer uma série de conhecimentos sobre o público.

Além disso, o tamanho da página depende muito da oferta e do quanto se precisa dizer, nesse momento, para explicar seu valor aos visitantes.

Ainda, independentemente do volume de informação, é necessário que haja um pitch detalhado, demonstrando claramente esse valor para o visitante, afinal, é o estágio onde se decide – ou não – pela compra.

Dessa forma, fica clara a diferença entre landing page e página de vendas.

Como fazer uma Landing Page?

Esta página tem como propósito sua finalidade primeira, ou seja, a geração de leads, em geral trabalha com um formulário de captura de dados.

Sendo assim, essas páginas são muito versáteis e costumam ser usadas no momento em que os visitantes estão avaliando suas ofertas.

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

contato@idconteudos.com

Deixe seu email para receber dicas de marketing digital.

Esta empresa não é afiliada e nem possui vínculo direto a nenhuma entidade ou empresa dos grupos Facebook ou Google. A responsabilidade dos conteúdos aqui presentes nas nossas páginas é exclusivamente nossa.